Ads 468x60px

Pages

Massa Básica para Empadão

EMPADÃO

 

Ingredientes:

500g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
150g de margarina gelada
125g de gordura vegetal
3 gemas
50ml de água gelada

Dica da Akemi: Fiz meia receita usando 2 gemas e diminuindo um pouco a água. Rendeu uma forma de 18cm mais 2 "empadinhas" pequenas com as rebarbas que saíram da torta. Escrevi entre aspas porque eu apenas abro a massa em rodela, recheio e fecho como bolinha de queijo. Coloco numa forminha de alumínio e pincelo gema.

Faça uma cova com a farinha misturada com o sal. Jogue a margarina e a gordura vegetal, as gemas e a água no meio e apertar com as pontas dos dedos até começar a dar liga. Não trabalhe demais a massa, este é o segredo para uma massa leve. Divida a massa em duas, sendo uma delas algumas gramas a mais que a outra. Esta será o fundo do empadão. Envolva em filme plástico com folga e aperte com um prato até que fique com 1cm de espessura. Leve à geladeira para descansar por 30 a 40 minutos.
Abra a massa mais pesada entre dois filmes e forre o fundo da forma. Espalhe o recheio frio e cubra com a outra massa. Pincele gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 a 50 minutos ou até que a superfície esteja bem corada.

Para o recheio pode usar: palmito com requeijão cremoso, frango com requeijão cremoso, carne, camarão…

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Volte sempre!